segunda-feira, 31 de julho de 2017

Divulgação literária: "LISBOA EM CAMISA"



 
Autor: GERVÁSIO LOBATO
Género: Ficção/Romance
Ano de Edição: 2017
Formato: 15x23
Nº de Páginas: 240
Peso: 299
ISBN: 978-989-702-304-0



Sinopse:

"– Então esses croquetes... gritou Justino já irritado […].

Gervásio Lobato fez furor há mais de um século. Jornalista e ro­mancista, o seu humor e comicidade passaram de mãos em mãos, de geração em geração. Lisboa em Camisa foi, desde a publicação em 1882, o seu mais estrondoso êxito, com inúmeras edições. E quem conhece Gervásio Lobato? Outrora um dos grandes no­mes do humor português, hoje é um autor esquecido, recordado apenas por uma rua com o seu nome, em Campo de Ourique.

Lobato capta pequenos quadros da vida quotidiana lisboeta e es­miúça comportamentos, ridiculariza-os e leva-os a um extremo em que o riso é inevitável. Tudo se passa em finais do século XIX, mas a paródia é actual: assistimos à sede de protagonismo, à ma­nia da superioridade, a um certo cerimonialismo ou à falta dele.

As peripécias da família Antunes, dos seus sogros Martim (sem s), da família Torres, do conselheiro com as filhas casadoiras, e do Dr. For­migal, entre outras personagens muito caricatas.

O tema é Lisboa, uma Lisboa que o autor despe ou surpreende em camisa. Um romance que lido hoje é a actualidade apanhada em flagrante delito.



– Cala a boca, não respondas ao papá […]. "




Mais informações: AQUI

1 comentário:

  1. Há dias tive conhecimento deste escritor e nomeadamente deste livro pelo humorista Nuno Markl. Fiquei logo com muito curiosidade em lê-lo, também gostei muito da capa :)

    Bitaites de um Madeirense

    ResponderEliminar

Share With Me